Simental Verde Amarelo
 
NOVIDADES
Fazenda Vertente Grande registra primeiros nascimentos do Projeto SIMGIR
A Fazenda Vertente Grande, em Uberlândia/MG, é berço dos primeiros nascimentos do cruzamento SIMGIR no Brasil. São quinze bezerras que nasceram no final de julho, saudáveis, padronizadas e com a melhor genética do plantel de Sérgio Vieira Attie. Essa progênie excepcional reúne toda qualidade das matrizes cabeceira do Simental SVA e do touro Tabu TE da Calciolândia (GIR). “São nascimentos comprovam a confiança que tínhamos neste cruzamento inovador que reúne o melhor das raças e linhagens genéticas”, afirma Sérgio.

Esse cruzamento das raças Simental x Gir Leiteiro dá origem a animais com muita rusticidade e aptidão para o leite, econômicos e férteis. Novidade no Brasil, Simgir já é muito utilizado em outros países da América do Sul e Central com clima tropical. Sérgio destaca também a caracterização racial da progênie. “Nasceram muito uniformes, todas vermelhas com mancha branca na cara”, comemora. Até outubro são mais 25 nascimentos previstos, incluindo cruzamento com novos touros e genética de parceiros do SVA.

Mais sobre o Projeto Simgir

O projeto de produção de bezerras Simgir já conta com importantes parceiros como as associações de criadores de Simental e Gir Leiteiro, Alta Genetics, Zoetis, Vale do Embrião, Casa Rural e Rio Vale Agronegócios. “Quanto maior for a diferença genética entre as raças puras, maior será a exploração da heterose. Por isso a importância de escolher um taurino e um zebuíno, ambos de comprovada qualidade genética”, explica Sérgio.

De acordo com o selecionador este é o tipo de gado que o mercado demanda, cada vez mais bem adaptado às condições brasileiras. “Clima, pasto, manejo, mineralização precisam ser adequados a nossa realidade, inclusive e, principalmente econômica. Temos um rebanho criado exclusivamente a pasto, produzindo carne e muito leite”, destaca Sérgio que tem como marca o ‘Simental Verde Amarelo’.

Ao fazer o cruzamento, o SVA pretende obter ainda mais qualidade genética, agregando nobreza, beleza racial, rusticidade, longevidade produtiva e reprodutiva, docilidade, baixo custo de mantença, facilidade de parto, produção de leite a pasto (excelente conversão alimentar) e versatilidade nos cruzamentos. “O Gir Leiteiro reduz os custos nos aspectos de alimentação, medicamentos, assistência veterinária e mão-de-obra exigida para condução e cuidados com os animais do rebanho”, explica o proprietário.

“Do sangue taurino do Simental SVA vem habilidade materna, precocidade, fertilidade, rusticidade e dupla aptidão, carne e leite. Da genética zebuína do Gir são agregados no cruzamento mais leite com menor exigência alimentar, além de bom temperamento leiteiro, seja para ordenha manual, seja para ordenha mecanizada. A seleção desta raça vem aprimorando características de úbere com ligamentos, profundidade, tamanho e diâmetro dos tetos e outras mais através de provas zootécnicas”, detalha o produtor.

Os produtores interessados em se tornarem parceiros do projeto Simgir devem entrar em contato direto para receber informações detalhadas sobre a parceria, registro dos animais, calendário de manejo, comercialização de produtos, etc. “Outro diferencial, serão os filhos destes animais F1 Simgir. Quando forem fêmeas irão para a produção leiteira. Quando forem machos terão grande valor comercial para corte. Somando todos esses benefícios daremos ao produtor o que ele mais procura: lucratividade. Quem quiser ter muito leite a pasto e pouca despesa, o caminho esta aqui”, conclui Sérgio Attie, reconhecido como um dos mais tradicionais criadores do Simental Brasileiro, com mais de 25 anos de trabalho.

Contatos

(34) 3236-7922 / 9971-1030
contato@simentalverdeamarelo.com.br

Localizacao BR 365 - KM 663
Uberlândia-MG
Facebook

© Todos os direitos reservados 2015.